Alunos do 3º ano Fundamental criam campanha interna abordando o consumo consciente de água

Alunos do 3º ano Fundamental criam campanha interna abordando o consumo consciente de água

Neste mês, comemorou-se o Dia Mundial da Água (22/03). A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de alertar à população sobre a importância do consumo consciente. Neste contexto, o livro de Ciências Humanas e da Natureza do 3º ano (Fundamental), ressaltou a necessidade de criar equipamentos e incentivar atitudes que possam ajudar ao meio ambiente. A partir daí, iniciou-se um debate em sala. A turma assistiu a alguns vídeos sobre o tema, e após assimilarem todo o conteúdo, os próprios alunos tiveram a iniciativa de criar uma campanha contra o desperdício de água.

Segundo a professora Janaína Rosa, a ideia partiu de três meninas e expandiu para o restante da turma. “Eles produziram os cartazes e panfletos em casa, mas iam trocando ideias em sala de aula. Acompanhei essa movimentação da turma, que esteve bem engajada, combinando o que cada um faria”, disse ela.

A campanha interna aconteceu no horário do recreio, em que os alunos distribuíram o material produzido para outras turmas e também para os funcionários do Colégio. Junto à professora, eles falaram sobre a importância de utilizar a água com responsabilidade.

A temática tratada é um assunto sério e abrange muito mais do que os recursos hídricos, propriamente ditos. O consumo responsável exige a adoção de um comportamento consciente perante a sociedade para a preservação ambiental. “Formamos cidadãos que poderão mudar o futuro para melhor, por isso, procuramos incentivar nas aulas uma reflexão sobre a geração que estão vivendo, para que saibam que são os detentores do poder de transformação nos próximos anos. Eles ocuparão os empregos do futuro e o nos resta questionar: o que criarão para que o planeta seja sustentável?”, finalizou a professora Janaína.

E você tem feito sua parte? Para gerar uma grande mudança podemos começar por nós mesmos.

Vamos juntos?

#sustentabilidade #recursoshidricos #meioambiente #diamundialdaagua#consumoconsciente #casteloro