Educação Infantil

Na Educação Infantil, considera-se o direito da criança à infância, a brincar, a ser cuidada e ao conhecimento. Por isso, na proposta da RSE, ensinar é estimular a curiosidade e a expressão dos sentimentos da criança, bem como oferecer e mediar a multiplicidade de interações entre o conhecimento de mundo, e as novas possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem trazidas pela escola.

Material Didático

Rede Salesiana Brasil de Escolas e a Editora Edebê Brasil lançaram recentemente a Coleção Girolhar para a Educação Infantil. Esse material pedagógico inovador,  está baseado nas teorias educacionais mais atualizadas, como o projeto educacional de Reggio Emilia, além de contar com os princípios salesianos para formação de cidadãos ativos, protagonistas do mundo e portadores de ética e bons valores.

Esse é um projeto original e diferenciado que foi construído de forma colaborativa, ouvindo as escolas, professores e especialistas em educação infantil, além de estar em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI).

A Coleção Girolhar conta com conteúdos e recursos adicionais que farão da experiência de aprendizagem um momento envolvente, inclusive para família. É um material didático que possibilita aos educadores e às crianças serem protagonistas do processo de aprendizagem.

Texto adaptado para este website.

Fonte: RSB- Escolas

Confira alguns vídeos sobre a Girolhar nos links a seguir:

A Coleção Girolhar e a BNCC:

https://www.youtube.com/watch?v=8vN1eQdvl5A

A Diretora-Executiva da RSB-Escolas fala sobre a Coleção Girolhar:

https://www.youtube.com/watch?v=PgcvBSGm__U

Autoras Aline Pinto e Larissa Kautzmann falam sobre a importância da colaboração na Coleção Girolhar

https://www.youtube.com/watch?v=8vN1eQdvl5A

Conheça mais sobre a pedagogia Reggio Emilia:

https://educacaointegral.org.br/experiencias/reggio-emilia-escolas-feitas-por-professores-alunos-familiares/

Programa Bilíngue (Disponível a partir de 3 anos)

No programa SAYS BILINGUAL o aluno constrói naturalmente a sua própria linguagem até atingir a fluência, através de jogos, culinárias, música, teatros, aulas de artesanato, de jardinagem e muito mais! A metodologia é baseada na Teoria das Múltiplas Inteligências onde são abordadas várias áreas do conhecimento, utilizando o idioma para auxiliar no desenvolvimento de talentos individuais. As aulas são diárias e tem conteúdo lúdico, dinâmico e divertido para que o aprendizado ocorra de forma prazerosa.

Todo o material didático é integrado ao currículo escolar do aluno, utilizando a metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning), bem como nos quatro pilares da UNESCO. Ele foi elaborado para ajudar as crianças no aprendizado em sala de aula e desenvolver suas habilidades linguísticas e interpessoais. As aulas são 100% em inglês, onde os professores são treinados a estimular os alunos a falarem somente em inglês desde a primeira aula. É um processo natural, usando os mesmos mecanismos que o cérebro usou quando a criança aprendeu a primeira língua.

Texto adaptado para este website

Fonte: SAYS BILINGUAL

Confira todos os detalhes acessando o link a seguir:

http://www.says.com.br/says_bilingue.php

Instalações

O Colégio Castelo conta com amplas instalações para Educação Infantil, confira os principais diferenciais:

  • Parquinho com grama sintética e cobertura para os dias de muito sol ou chuva;
  • Hortinhas
  • Espaço Ladrilharte para pintura
  • Banheiros adaptados
  • Lavatório
  • Sala de Informática
  • Refeitório separado dos alunos maiores
  • Sala de leitura
  • Salas de aulas climatizadas

Turnos para este segmento: manhã ou tarde.

Confira fotos dos espaços na aba “Instalações”.