Perguntas frequentes

Matrículas, turnos, mensalidade, uniforme e cursos extraclasse:

1) Como efetuar o pagamento da primeira mensalidade?

O responsável deve vir pessoalmente para realizar o pagamento na Tesouraria. As opções aceitas são: dinheiro ou débito.

2) Quais os documentos essenciais para realizar a matrícula no caso de alunos novos?

Declaração de quitação
Declaração de transferência
Comprovante de residência
Identidade e CPF do aluno
Identidade e CPF do responsável

OBS: Não aceitamos boletim no lugar da declaração de transferência para efetuar matrícula. O responsável deve trazer a cópia de todos os documentos solicitados.

3) Como realizar a inscrição ou cancelamento de cursos extraclasse?

A matrícula ou cancelamento das atividades extras devem ser realizados presencialmente, na secretaria do Colégio, pelo responsável do aluno. Não aceitamos cancelamento por telefone ou e-mail.

4) Há desconto na mensalidade no caso de irmãos?

No caso de dois irmãos, o primeiro paga o valor integral e o segundo ganha 5% de desconto na mensalidade. Para o caso de três irmãos, o primeiro paga o valor integral, o segundo ganha 5% de desconto e o terceiro 10% de desconto na mensalidade.

5) Há desconto no pagamento da anuidade?

Sim. Os responsáveis que optarem por pagar a anuidade tem 10% de desconto.

6) Onde comprar o uniforme do Colégio?

Ponto de venda em Rio das Ostras:

Loja Chamoun

Endereço: Rodovia Amaral Peixoto, km 143, loja 4. Próximo ao Colégio Castelo e quase em frente ao Hotel Vilarejo.

Telefone de contato: 22 2760-6468.

  • É permitido o uso de bermuda ou calça jeans com a blusa do Colégio.
  • No caso dos calçados (tênis), opte por cores neutras, evite cores fluorescentes.

7) Quais os horários dos turnos da manhã e da tarde?

Maternal ao 9º ano do Ensino Fundamental

Manhã – 7h30 às 12h
Tarde – 13h às 17h30

 

Ensino Médio

Disponível apenas o turno da manhã
Horário: 7h30 à 12h50.

Programa Bilíngue

1) Quais as turmas são contempladas com o Programa Bilíngue e quantas aulas semanais são realizadas?

O Programa Bilíngue abrange as turmas de Infantil I ao 5º ano do Ensino Fundamental. As aulas são diárias.

 

2) O Bilíngue já está incluso no valor da mensalidade?

Sim. Apenas os livros são pagos à parte.

 

3) Como realizar a compra e retirada dos livros do Bilíngue?

Infantil I ao Infantil III

O valor dos livros já está incluso no pacote fechado pelo responsável no ato da matrícula. Os livros são entregues aos alunos pela própria professora.

 

1º ao 5º ano do Ensino Fundamental

A compra é realizada no curso de idiomas SAYS, localizado no endereço:
Rua Rego Barros, 268, Centro, Rio das Ostras – Telefone: (22) 2764-1967 / (22) 99898-8949 (WhatsApp).

O curso de idiomas disponibiliza uma lista dos compradores e o colégio será encarregado de entregar o material ao aluno.

Material Didático, Portal Edebê e dispositivos:

1) Como comprar o material didático?

  1. Tenha em mãos a lista de materiais solicitados pela escola, acesse https://loja.edebe.com.br/ e clique no banner fixo da Campanha 2020.
  2. Selecione o segmento do aluno.
  3. Indique o ano do aluno, de acordo com o segmento selecionado.
  4. Selecione o tipo de pacote: impresso + digital ou apenas digital (exceto para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).
  5. Em seguida identifique o material com o nome completo do aluno e clique em “Confirmar”.
  6. Depois, confira o valor do pacote desejado e verifique todos os itens do pacote clicando em “mostrar itens do kit”.
  7. Ao clicar em “mostrar todos os itens”, é possível selecionar o kit completo ou os itens complementares separadamente, conforme sugerido na lista da escola. Em seguida, clique no botão “comprar produtos selecionados”.
  8. Você será direcionado ao carrinho de compras. Nessa página, é possível continuar comprando, se clicar no botão correspondente no final da página, ou finalizar a compra com os itens já selecionados.
  9. Para terminar, é necessário indicar a escola escolhida para a retirada do material, sem custo.
  10. Tudo certo? Agora é só clicar no botão “fechar pedido” e escolher a forma de pagamento.

 

2) Como é disponibilizado o login e senha para acesso ao Portal Edebê?

Para alunos antigos: o login e senha são os mesmos do ano anterior;

Para alunos novos: procure o setor de Tecnologia Educacional para retirar esses dados.

 

3) Qual o procedimento para baixar os livros Edebê no meu dispositivo?

Para notebooks e ultrabooks

  • Acesse pelo navegador Google Chrome o site: portal.edebe.com.br
  • Coloque seu usuário e senha.
  • Você será direcionado para a tela inicial do portal;
  • Clique no terceiro ícone (da esquerda para a direita) no canto superior direito;
  • Você será direcionado para a tela de publicações e, logo ao lado, encontrará os ícones de diferentes sistemas operacionais (Windows, OS e IOS). Selecione a opção referente ao seu dispositivo;
  • Ao clicar o aplicativo já será baixado automaticamente
  • Você pode visualizar o conteúdo online

Para tablets e smartphones

  • Acesse a PLAY STORE ou a APPLE STORE e baixe o aplicativo EDEBÊEDU PUBLICAÇÕES.

 

4) Qual dispositivo é o mais indicado – tablet/ipad ou notebook?

A escolha é pessoal e fica a total critério do aluno, desde que o dispositivo escolhido tenha as configurações mínimas necessárias para rodar o aplicativo da Edebê e baixar o material.

 

5) Quais as especificações necessárias para o meu dispositivo rodar o material didático digital?

Tablets e Smartphones

Sistema operacional Android 4.4 (ou superior) ou IOS 9 (ou superior)
Tela touch screen capacitiva de 4.3” (ou superior).
Processador Dual Core de 1 GHz (ou superior)
Memória RAM 1,5 GB (ou superior)
Memória armazenamento mínima de 16GB (para uso em dois ou mais anos 32GB)
Conexão Wi-fi 802.11 B/G/N

 

Notebooks e Ultrabooks

Sistema operacional Microsoft Windows 7 (ou superior) ou MacOS 10.9 (ou superior)
Navegador de internet (Google Chrome, Safari ou Firefox) – uso on-line
Resolução de tela mínima de 1024 x 768 pixels (ou superior)
Processador Dual Core de 2,5GHz (ou superior)
Memória RAM 4GB (ou superior)
Memória armazenamento de 128GB(ou superior)
Conexão Wi-fi 802.11 B/G/N

*Não orientamos adquirir/utilizar netbooks para o MDD.

 

6) Material Didático digital x impresso: quais as diferenças?

  1. As atualizações do livro físico são em um espaço de tempo maior. Já o conteúdo digital sofre atualizações constantes.
  2. Os livros físicos são pesados e ocupam espaço, já para utilizar o material digital você precisa apenas do seu dispositivo.
  3. Acessando o Material Digital, os estudantes têm ferramentas que contribuem para seu desenvolvimento e sua organização, que não estão disponíveis nos livros físicos, tais como: atividades interativas, áudios, links, vídeos, campos de pesquisa, textos extras, imagens, glossário interativo, desafios, jogos e gabaritos. Além disso, avaliações, publicações e agenda.
  4. Os livros digitais podem ser acessados off-line desde que sejam baixados previamente numa rede wi-fi.

 

7) Quais partes do conteúdo digital os responsáveis têm acesso?

  1. Verificação de frequência do aluno nas aulas
  2. Conteúdos que foram ministrados pelo professor
  3. Atualização de dados cadastrais
  4. Ocorrências
  5. Quadro de horários de aula

 

8) Em quantos dispositivos posso acessar meu material digital?

Não existe número limite. Você pode visualizar on line ou baixar o aplicativo e ter seus livros digitais em qualquer dispositivo, desde que atenda as especificações mínimas.

 

9) Posso ter acesso ao conteúdo dos livros digitais de anos anteriores?

Sim, desde que seja aluno do ano anterior, tenha comprado o material digital e baixado o conteúdo para visualização off-line.

Solicitações de histórico, transferência, 2ª chamada, 2ª via de boletos e emissão de certificados:

1) Como solicitar a transferência?

As solicitações de transferência devem ser realizadas presencialmente, na secretaria do Colégio, pelo responsável do aluno. Não aceitamos este tipo de solicitação por telefone ou e-mail.

 

2) Como emitir a 2ª via do boleto de pagamento?

Encaminhe uma solicitação para o endereço de e-mail tesouraria@insgro.org.br, indicando o nome completo do aluno e o CPF do responsável financeiro.

 

3) Como solicitar Histórico Escolar?

As solicitações de Histórico devem ser realizadas presencialmente, na secretaria do Colégio, pelo responsável do aluno. Não aceitamos este tipo de solicitação por telefone ou e-mail.

 

4) Quais os valores para emissão de 2ª via de Histórico escolar e Certificado de Conclusão?

Histórico Escolar – R$ 27,00.
Certificado de Conclusão – R$ 37,00.

 

5) Qual o procedimento para a realização da prova de 2ª chamada?

O requerimento para este processo está disponível na recepção do Colégio. O aluno deve entrega-lo preenchido e assinado pelo responsável na secretaria, juntamente com o pagamento referente à segunda chamada no valor de R$ 22,00. Este procedimento deve ser realizado com antecedência à data da prova.

 

6) Depois de formado já posso buscar imediatamente meu Certificado de Conclusão?

Não. A emissão do Certificado de Conclusão só pode ocorrer após a visita da Inspeção Escolar. Por esse motivo, este tipo de documento exige um prazo maior para entrega. Os alunos que quiserem se matricular em universidades podem utilizar inicialmente a Declaração de Conclusão do Ensino Médio.