Psicóloga do Castelo participa de curso sobre prevenção ao suicídio

Psicóloga do Castelo participa de curso sobre prevenção ao suicídio

Neste final de semana, de 3 a 5 de agosto, aconteceu no Rio de Janeiro um curso sobre prevenção e posvenção* ao suicídio. Trata-se de um tema que ainda é tabu, mas que vem apresentando aumento de sua incidência de maneira preocupante. A Psicóloga Escolar Maria de Fátima Barbosa participou do evento que teve como facilitador o psicoterapeuta e doutorando em Psicologia Clínica e Cultura, Carlos Henrique Aragão.

Segundo números oficiais, atualmente 32 brasileiros se suicidam por dia. A taxa é superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. As informações são um alerta para a importância de tratar o tema com seriedade, buscando conhecimento para ajudar de forma correta quando aparecerem possíveis sinais. Neste contexto, o curso abordou questões como: fatores de risco e prevenção, manejo do comportamento suicida e intervenção em crise, conceitos, perspectivas e tratamento dos familiares.

Para Maria de Fátima a melhor forma de prevenção é o acolhimento, a informação e a atenção à saúde mental dos nossos jovens. “Cabe a nós, profissionais das áreas sociais de Educação e Saúde, estarmos nos atualizando sobre essa realidade e conhecendo mais a fundo suas especificidades, para agir de forma efetiva, quando surpreendidos com este tipo de caso”, finalizou ela.

O Castelo reitera seu compromisso com causas sociais importantes como essa, e enaltece ações que venham a contribuir na prevenção do suicídio, que hoje é uma questão de saúde pública.

Você sabia?

Vem aí o Setembro Amarelo, um mês inteiro dedicado a conscientizar a população sobre meios de prevenir o suicídio. Acesse http://www.setembroamarelo.org.br/ e fique por dentro de como agitar na sua cidade, as mobilizações desta campanha em favor da vida.

*O termo “posvenção” foi introduzido no Brasil a partir da dissertação de mestrado de Karen Scavacini (2011). São ações, atividades, intervenções, suporte e assistência para aqueles impactados por um suicídio completo, ou seja, os sobreviventes. É uma ferramenta reconhecida mundialmente como um componente importante no cuidado da saúde mental dessas pessoas.