Castelo em parceria com a SAYS – Bilingual recebe workshop de Desenvolvimento Educacional

Castelo em parceria com a SAYS – Bilingual recebe workshop de Desenvolvimento Educacional

No último dia do recesso, educadores da região se reuniram em um workshop sobre “Práticas no ensino da Língua Inglesa inspiradas na abordagem de Reggio Emilia”. O colégio Castelo sediou o evento que foi ministrado pela palestrante internacional Sandra Rodrigues (mestre em Educação pela Open University do Reino Unido). O objetivo principal foi inspirar e motivar os educadores em suas rotinas de ensino.

Reggio Emilia é uma abordagem educacional italiana que inspira práticas inovadoras mundo afora. Neste contexto, a criança é protagonista na construção de seu conhecimento. O papel dos adultos é escutar e reconhecer as múltiplas potencialidades de cada criança, e atende-las em sua individualidade. Durante o workshop, os participantes tomaram conhecimento de algumas questões como: porque Reggio Emilia é considerada uma das melhores abordagens do mundo; quais as características principais; como é sua realização no Brasil; e também sobre uma possível adaptação para outros segmentos, além da Educação Infantil.

Para Orleni Torres, professor de Artes, participar do evento foi uma experiência enriquecedora. “Adorei estar presente e conhecer outros recursos para transmitir nosso conhecimento em sala de aula, não só nas aulas de inglês, mas também em outras disciplinas”, disse ele.

Alessandra Pereira e Tânia Machado vieram do Colégio Laura Vicunha de Campos dos Goytacazes (RJ) para participar do evento e conhecer de perto o Programa Bilíngue. “Temos a intenção de implementar o Bilíngue em nosso colégio no ano que vem, e confessamos que a proposta superou nossas expectativas! Uma metodologia muito criativa e voltada para o aluno. Esperamos que esta parceria dê certo, e que possamos colher bons frutos em 2019”, finalizaram.

O workshop em questão fez parte do evento SAYS B TALK 2018, que reuniu especialistas e parceiros de desenvolvimento educacional, para trocarem seus pontos de vista sobre “Educação Contemporânea dentro do contexto Bilíngue”.