Projeto de Olho no Futuro

Projeto de Olho no Futuro

Conectados com o futuro, os alunos do 3º ano do Ensino Médio participaram de uma importante etapa de suas vidas – atividades para escolha da profissão. O Dia das Vocações, celebrado em 29 de maio, constitui importante data para conhecer as profissões e suas principais características. Iniciativa do Serviço de Orientação Educacional, a proposta contribuiu para que cada aluno desse  um primeiro passo rumo ao mercado de trabalho.

Segundo o diretor da empresa Rio Petro – e um dos professores da Universidade Estácio de Sá que participou da programação – Ricardo Marinho, afirmou que eventos assim sempre “agregam valor” para os alunos. O professor também falou sobre o que é um curso tecnológico ou de curta duração, quais são as principais diferenças em relação aos cursos de graduação tradicional e sobre os cursos técnicos como “pós-médio”, que ele apresentou com uma das alternativas para os estudantes.

Após momento inicial, o grupo dividiu-se para ouvir palestras de profissionais das áreas das Ciências Humanas, Exatas e Biológicas, conforme  interesse pessoal.

Relatos sobre o evento:

“Aproxima-se a hora da decisão mais marcante, temida e talvez, na atual forma como se dá, uma das mais prematuramente forçadas. Mergulhamos na necessidade de encontrar  nossa  profissão, o que fica desse  evento é a consciência de que temos oportunidades que nos ajudam  a nos decidir.”

Felipe Mesquita – Turma 3001

“Em uma manhã mágica, com a participação de alunos motivados e comprometidos com o ensino, tive a satisfação de demonstrar as diversas particularidades da profissão de engenheiro e colaborar para a orientação dos jovens neste momento tão importante, no qual a decisão que tomarem terá repercussão para toda uma vida.”

Engenheiro Osvaldo Queiroga – Engenheiro, professor da Universidade Estácio de Sá.