Alunos do 3º Ano do Ensino Médio Visitam o Vale do Café

Alunos do 3º Ano do Ensino Médio Visitam o Vale do Café

Alunos do 3º ano do Ensino Médio visitam o Vale do Café

No dia 30 de maio, 41 alunos e cinco professores do 3º ano do Ensino Médio participaram de uma visita técnica à cidade de Vassouras (RJ). A visita foi proposta no contexto de uma visão da educação como processo amplo de construção do saber, considerando a vivência como foco particular da aprendizagem.

 

A chegada foi marcada pela visita ao Observatório Magnético, unidade do Observatório Nacional (ON), instituto de pesquisa vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O observatório de Vassouras, implantado em 1915, é uma das unidades responsáveis pela aquisição sistemática de dados geofísicos necessários às atividades técnico-científicas realizadas pelo ON.  “A visita ao Observatório Magnético foi a possibilidade de captar gradualmente e na prática temas ligados à Física”, disse o aluno Lucas Lima Aguiar.

Vale do Café

A estação seguinte foi o Museu Casa da Hera, construção da primeira metade do século XIX, que serviu de moradia para a família do comissário do café Joaquim José Teixeira Leite, um dos personagens mais importantes do Ciclo do Café. No seu depoimento sobre a visita, o aluno Adail Orrith Liborio Neto ressaltou a história, contada por um guia, da filha mais nova de Joaquim José, Eufrásia Teixeira Leite. Figura de personalidade forte, habituada ao luxo e ao requinte de Paris, Eufrásia levou uma vida considerada fora dos padrões sociais. Ao morrer, em 1930, doou a entidades filantrópicas todos os seus bens, entre eles a Casa da Hera.

 

O almoço foi na Fazenda Taquara, no município vizinho de Barra do Piraí, construção colonial do século XIX, que pertenceu ao Comendador João Pereira da Silva. Os alunos puderam conhecer a história da fazenda e todo o processo de plantio, secagem e moagem do café, como era feito na época em que a casa foi construída (por volta dos anos 1830).

 

A parada seguinte, à noite, foi mais uma representante da época de ouro do café, a Fazenda Ponte Alta, também em Barra do Piraí. “Fomos recebidos pelos proprietários caracterizados com roupas da época. Com uma representação teatral pudemos vivenciar o modo de vida dos barões e baronesas”, disse Adail. Em seguida, houve uma gincana, promovida pela equipe da agência de viagens contratada para a visita. Na gincana, eram  feitas perguntas sobre os conteúdos das várias etapas percorridas no dia.

No dia seguinte, o grupo realizou uma visita ao Museu Histórico Nacional, ao Espaço Cultural da Marinha e à Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro.

 

Com informações dos sites do Observatório Nacional, da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Turismo Vale do Café.

1014933_copia 1015122