Em tempos de Copa do Mundo – O Esporte e seus benefícios

Em tempos de Copa do Mundo – O Esporte e seus benefícios

Esse pequeno texto vai para todos que acreditam e apostam no esporte como veículo de educação e transformação e também para os que ainda não o perceberam. Vai também, em especial, para os alunos do 3º ano que já estão despedindo-se deste colégio.

Em tempos de Copa do Mundo, como é importante falarmos do esporte, seus benefícios e a competição.

A importância do Esporte nas escolas traz para a sociedade pessoas melhores e mais saudáveis. Não esse esporte que vemos nas televisões, não esse esporte de cifras que deturpam valores de nossas crianças e adolescentes, mas sim, o esporte que acolhe, ensina, transforma, que educa.

E como todo processo educacional, ele também quando bem feito, demanda tempo e continuidade. Em nossa casa salesiana, compactuados com Dom Bosco e Madre Mazarello, vamos ao longo dos treinos, jogos amistosos, torneios e campeonatos, moldando uma vida, moldando um ser melhor, que trará contribuições significativas a toda uma sociedade, esse é o objetivo.

Através do esporte, aprendemos a lidar com nossas frustações, aprendemos a perder para ganhar, aprendemos a cair para depois buscar forças para se levantar. E é quando caímos que observamos a vida de outros ângulos, aumentando ainda mais nossos horizontes. Ele, o esporte, te coloca de ponta cabeça, te testa, te contesta, faz de você um crítico de si mesmo fazendo com que a humildade apareça e floresça.

Torna-nos mais humanos, faz a gente pedir desculpas, se abraçar, desejar sorte, reconhecer que ninguém é melhor que ninguém e que todos podem ser vencedores e que todos poderemos ter novas chances. Faz entender que jogamos com o outro e não contra o outro. Faz reconhecer em nós o principal obstáculo, o principal desafio, vencermos a nós mesmos. Faz com que percebamos que só com a união e a verdade dos olhos e do coração chegaremos ao alto, ao trabalho honestamente ganho. Faz-nos dobrar os joelhos quando sorrimos ou quando choramos, nos faz mais puros e sinceros. Fiéis a uma causa, em silêncio, compactuamos com a força maior que é Deus nosso Senhor, o criador. Graças ao Senhor!

Fortalece as amizades tornando-as duradoras, fortalece os sentimentos de força conjunta, de vidas misturadas que criam uma forma, uma equipe, uma família. Cria laços duradouros que, mesmo após anos se passarem, estaremos todos ligados a esse processo, de uma forma ou de outra, aqui, agora ou num amanhã…

Faz-nos sentar aqui e rever, relembrar, desejar um novo encontro com nossos alunos, um novo desafio, uma nova experiência, uma nova busca de vitória, uma coragem desenfreada de lançar-se, de consertar-se, de estudar e trabalhar. Saber que mesmo perdendo ou ganhando um novo elo será construído para cada vez mais estarmos ligados nesta longa teia que é a vida.

É nisso que acreditamos!

Prof. Márvio F. Chedid