Turmas do Infantil ao 2º ano do Fundamental encenam a peça “O Grande Baile do Menino Deus

Turmas do Infantil ao 2º ano do Fundamental encenam a peça “O Grande Baile do Menino Deus

Aconteceram ontem as apresentações de encerramento das turmas de Educação Infantil até o 2º ano do Fundamental. Os alunos encenaram a peça teatral “O Grande Baile do Menino Deus” que é uma adaptação para escolas feita por Ruth Rocha, para reproduzir o clássico “Cavalo Marinho” (uma festa popular de Pernambuco que antecede à tradicional Folia de Reis). Confira a matéria completa em nosso site www.insgro.org.br. #festadeencerramento #educacaoinfantil #ograndebailedomeninodeus #casteloro #soumaiscastelo #vemprocastelo

A história adaptada tem como narradores os personagens Mateus e Bastião, dois “palhaços” que apresentam de forma irreverente o nascimento de Jesus. Além deles temos no enredo outros personagens humanos, alguns animais – como o Boi Bumbá por exemplo – e os seres fantásticos: o Zabilin (uma mula com poderes mágicos) e o Jaraguá (um monstro com pescoço de girafa).

Os cantos da peça são em honra à Jesus, Maria e José mas há também um sincretismo com o que é indígena e africano, já que se trata de cultura popular brasileira. Nesse contexto, está presente todo o imaginário e parte bíblica, e nos intervalos aparecem as músicas dançadas.

Muito inspirada na literatura de Cordel a história, na verdade, conta como seria se Jesus nascesse na nossa cultura. “É o segundo que a gente faz e dessa vez foi diferente. Inserimos uma cenografia interessantíssima que foram as portas que se movimentavam, fizemos quatro músicas ao vivo com a colaboração do Luan, do Eduardo e da Cristina então isso enriqueceu muito o espetáculo. Fazer cada vez mais coisas ao vivo é muito fascinante, foi uma forma bem salesiana de contar o Natal de maneira mais próxima do que a gente vive e do que a gente partilha todos os dias”, contou o professor e ator Orleni torres (que interpretou o personagem Mateus).

Veja a seguir os registros dessa noite pra lá de especial!