Castelo faz doações ao asilo Casa dos Velhinhos

Castelo faz doações ao asilo Casa dos Velhinhos

Os alunos foram pessoalmente ao local entregar alimentos e itens de higiene pessoal.

Neste mês, as turmas de 2º ano do Ensino Médio representaram o Castelo na entrega de doações, realizadas por toda a Comunidade Escolar, ao asilo Casa dos Velhinhos em Casimiro de Abreu – RJ. A ação solidária iniciou-se em 2014 e vem se tornando tradição no Colégio.

Além da entrega dos mantimentos, as turmas prepararam um lanche coletivo para incrementar a visita, e completaram a programação com atividades de recreação, música e salão de beleza (serviços também oferecidos pelos próprios alunos).

O professor Márvio Chedid, idealizador da ação, acredita que iniciativas como essa trabalham a empatia nos alunos. “O jovem tem a oportunidade de dar o alento e, em contrapartida, receber uma vivência positiva. Essa troca gera de alguma forma uma mudança dentro de cada um”, contou ele.

Para a aluna Maria Clara Nascimento, da turma 2001, visitar a Casa dos Velhinhos foi uma experiência maravilhosa. “Todos foram muito simpáticos. Nós dançamos, cantamos e o melhor de tudo: fizemos o dia deles feliz”, disse ela.

“Há infinitas formas de fazer o bem ao próximo. Visitar ao asilo nos motivou a praticar cada vez mais o nosso papel como cristãos”, disse Letícia Ramos, também da 2001.

Pedro Cavaca, da turma 2002, achou a experiência muito gratificante. “Que bom poder trazer alegria e juventude a esse local”, concluiu.

A coordenadora do Ensino Médio Lúbia Cavalcanti, responsável pelas turmas, falou sobre o engajamento do Castelo em causas sociais e programas de auxílio aos necessitados. “Faz parte da nossa filosofia Salesiana essa preocupação em formar cidadãos de bem, que estejam antenados em boas oportunidades de ajudar ao próximo e criar um mundo melhor”, disse ela.

Se você se interessou e também gostaria de contribuir com o asilo Casa dos Velhinhos, solicite mais informações pelo telefone (22) 2778-1496.

Você sabia que a vivência com os idosos virou poesia?

Quazar

Quando um olhar te encontrar,
te provocar ou te interpelar,
vai ver no meio das cores da íris
uma vida, um quazar a se revelar…

Tanta coisa se passou e nesse exato momento,
sem entremeios, ele quer te perguntar:
Para que veio? Será que vai me levar de sorrateiro?
Ficamos estáticos no ar!

Parece que trocamos de lugar
e passamos a interpretar
um silêncio no meio desse olhar,
no encontro desse mar.

Os lábios só tremem,
som não há,
as mãos em movimentos leves
parecem orar,
por dias mais quentes
e com mais vida a chegar.

Queria tanto ir,
me leva,
me enxerga,
me mostra por onde passar…

Até a próxima vez,
até o próximo olhar!

(Criado pelo professor Márvio Chedid, após uma visita ao asilo.)