Alunos do 3º ano do Ensino Médio prestam o simulado ENEM Salesiano

Alunos do 3º ano do Ensino Médio prestam o simulado ENEM Salesiano

Nos dias 26 e 27, quinta e sexta-feira passadas, os alunos de 3º ano do Ensino Médio realizaram o ENEM Salesiano. Trata-se de um simulado, elaborado em sintonia com o planejamento estratégico da Rede Salesiana Brasil, com o objetivo de preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Assim como a prova oficial, o simulado teve 45 questões para cada área de conhecimento e foco na análise de situação-problema, levando o participante a mobilizar saberes cognitivos e conceituais. Cada estudante teve a oportunidade de vivenciar desde a inscrição, todos os processos que enfrentará mais à frente para o ENEM propriamente dito.

O simulado foi organizado em dois dias: no primeiro (dia 26), foram aplicadas as provas de Linguagens; Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Redação. Já no segundo dia (27), os alunos passaram pelas provas de Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Os gabaritos sairão no dia 4 deste mês e o resultado final em 18 de junho.

Saiba mais sobre a proposta do Enem Salesiano

O projeto começou em 2017 e busca consolidar a cultura de avaliação e aprimorar a gestão educacional, articulando a proposta salesiana de educação e os referenciais do ENEM (eixos cognitivos, competências, habilidades e objetos de conhecimento associados).

Para participar o aluno acessa um site, criado pela editora Edebê, e efetua sua inscrição. Lá também é possível visualizar o Edital com as regras de participação e as informações sobre todo o processo de aplicação das provas.

Outro diferencial é o material revisional do ENEM que fica disponível para o participante. Estruturado a partir das questões do exame oficial, ele também oferece toda a orientação necessária para a resolução das perguntas. A ferramenta pedagógica possibilita um trabalho organizado e planejado na perspectiva do Exame Oficial.

Por último no quesito Redação, após sua realização, cada escola tem os melhores textos (seguindo o padrão ENEM) selecionados a fim de criar uma coletânea que será publicada em livro digital.

O projeto está disponível para todos os alunos de 3º ano (Ensino Médio) da Rede Salesiana que desejarem aderir.

E você já iniciou os estudos? #avante