Ubuntu

Ubuntu

Nós da turma do 1º Ano estamos aprendendo muitas coisas sobre a África e uma das nossas descobertas foi o UBUNTU. Assistimos a vídeos que nos apresentaram de maneira lúdica a história de um antropólogo que foi pesquisar o modo de vida de um povo da região da África.

Eis a história:

“Um antropólogo que estudava os usos e costumes de uma tribo africana propôs uma brincadeira inofensiva às crianças. Encheu um pote com doces e guloseimas e colocou-o debaixo de uma árvore. Depois, chamou as crianças e combinou que quando desse o sinal, elas correriam para o pote e a que chegasse primeiro ficava com todos os doces que estavam lá dentro.

As crianças posicionaram-se na linha de partida que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando deu o sinal, todas as crianças deram as mãos e começaram a correr em direção à árvore onde estava o pote. Quando lá chegaram, distribuíram os doces entre si e começaram a comê-los.

O antropólogo foi até as crianças e perguntou porque razão tinham ido todos juntos quando, o primeiro a chegar, ficaria com tudo que havia no pote e, assim, comeria muito mais doces.

As crianças responderam: “Ubuntu, tio. Como poderia um de nós ficar feliz se todos os outros estivessem tristes?”

Ele ficou desconcertado! Meses e meses a trabalhar, estudando a tribo, e não tinha compreendido, de verdade, a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto a competição…”

Inspirados nessa história nossas turmas trouxeram guloseimas para que juntas pudessem experimentar essa preciosa maneira de viver. Foi um dia regado de muitas alegrias e partilha. Depois de compartilharmos os doces uns com os outros, fomos às outras turmas para repartir o que ainda havia no cesto.

Ubuntu!

“Eu sou quem sou, porque somos todos nós!”

1º ano: Manhã e Tarde