Semana Pedagógica

Semana Pedagógica

O início do ano letivo de 2017 da comunidade educativa do Colégio Castelo foi marcado por três dias de grandes momentos de reflexão.

Inicialmente, após o momento de acolhida e boas vindas, foi apresentada a Campanha da Fraternidade 2017 pela equipe de Ciências Biológicas da instituição (professoras Ana Maria, Cristina Souza e Leila Xavier) e a ampla importância social dessa ação. Dando continuidade, as coordenadoras de segmento Chana Carelli, Iara Santos e Lúbia Cavalcanti envolveram os educadores salesianos ao apresentarem as  gerações que são enquadradas de acordo com características em comum: as gerações são denominadas Baby Boomers, X , Y e Z. A provocante questão foi refletir como educadores oriundos das gerações  Baby Boomers , X e Y se relacionam com os educandos da geração Z: após a explanação acerca dessas gerações, os educadores se reuniram em grupos para refletirem sobre as estratégias pedagógicas que podem ser utilizadas com a geração Z, as respostas giraram em torno de: recursos audiovisuais, ambientes físicos diversificados, interatividade, cooperação, projetos educativos e a sensibilidade do educador com seus alunos.

O segundo dia de trabalho iniciou-se com a valorosa acolhida da Irmã Neuza Zampirolli e, logo em seguida, a mesma convidou a Irmã Auxiliadora Cordeiro para dialogar com os educadores sobre a Estreia 2017 cujo título é Somos Família! A Irmã Auxiliadora iniciou seu diálogo direcionando algumas passagens bíblicas que tinham como referência a família de Nazaré e, em seguida, fez os educadores evocarem suas próprias famílias, pensando em suas conquistas, suas derrotas, suas perdas, seus momentos felizes… foi um  instante emocionante que contou com o embalo da Oração da Família. Assim, a Irmã Auxiliadora levou os educadores a pensarem que os discentes também trazem consigo sua história familiar e, por essa razão, como família salesiana, há de se assumir o compromisso educativo – pastoral com essas famílias. Assim sendo, apresentou as dez dicas do Reitor – Mor Angel Fernández Artime para a missão pastoral salesiana. Para concluir, a Irmã exibiu um vídeo com o canto Ilumina, Ilumina, do Padre Zezinho. A professora Nicole Aredes agradeceu a participação da Irmã salientando que ela conseguiu tocar o seu coração como profissional e como ser humano, pois defendeu que a Irmã tem o dom da palavra. Após esse rico momento, as coordenadoras de segmento propuseram que os professores se reunissem para discutir as boas práticas docentes possíveis à luz da Campanha da Fraternidade e da Estreia 2017: os argumentos giraram em torno da sedução e acompanhamento às famílias, fortalecimento da parceria escola – família, envolvimento da família nas atividades escolares e sensibilidade do professor quanto às famílias de seus alunos.

O último dia iniciou-se com a acolhida da Irmã Neuza Zampirolli, seguida da belíssima canção Vem com teu saber. As professoras Cleyde Mendonça, Helen Marinho e Leires Isabel fizeram explanações consideráveis acerca da Excelência Salesiana e suas estratégias para atingi-la. Nesse dia, foram ressaltados diversos aspectos pedagógicos como a utilização do Material Didático Digital e os direcionamentos para cada segmento.

Para concluir este relato, faz-se necessário enfatizar como o termo SENSIBILIDADE esteve presente no decorrer desses abundantes momentos de reflexão frisando o quão árduo, e simultaneidade, sensível é a missão do entusiasmado educador salesiano.