Quinto ano do Ensino Fundamental finaliza participação no projeto Proerd

Quinto ano do Ensino Fundamental finaliza participação no projeto Proerd

Na última segunda-feira, dia 3, aconteceu a cerimônia de entrega de medalhas referente à conclusão do projeto Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas – que vinha sendo desenvolvido nas turmas de quinto ano desde o mês de agosto. O evento contou com a participação de representantes da Polícia Militar do Rio de Janeiro, membros da direção do Colégio Castelo e com as famílias dos formandos. Na ocasião, também foram premiadas as duas melhores redações escritas por alunos sobre o Proerd.

O programa ofereceu ao longo dos últimos meses, aulas semanais onde o tema “prevenção à violência e às drogas” foi tratado de forma leve e descontraída, por meio de textos, vídeos, músicas e encenações. Para o Sargento Marcelo Iorio, instrutor das turmas, é um momento de gratidão pelas experiências vivenciadas e também hora de colocar todos os ensinamentos em prática. “O Proerd não está encerrando aqui, mas iniciando na vida de cada um de vocês, que agora são multiplicadores das informações preventivas. Tenho certeza que colherão os frutos de todo o aprendizado vivenciado aqui”, disse ele.

A coordenadora do Ensino Fundamental Iara Santos ressaltou como os valores compartilhados no projeto vão ao encontro da ideologia salesiana. “Seguimos o Sistema Preventivo de Dom Bosco e, somos desafiados a promover uma educação que evangelize, formando bons cristãos e honestos cidadãos. O Proerd contribuiu muito positivamente nesse sentido”, concluiu Iara.

Irmã Neuza Zampirolli, diretora do Castelo, fez as considerações finais. “Espero que esta seja mais uma contribuição positiva para lhes ajudar na vida afora a fazer boas escolhas”, finalizou.

Ainda não conhecia o Proerd?

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) é um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família. O objetivo é ensinar aos estudantes como desenvolver habilidades que os permitam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável. Além disso, construir um mundo no qual os jovens respeitem uns aos outros e escolham conduzir suas vidas longe das drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos.

Texto: Luíza Oliveira