Medida de Massa

Medida de Massa

Em nosso livro de Matemática estamos aprendendo sobre medida. Fizemos uma lista daquilo que conseguimos carregar sozinhos e o que não conseguimos carregar. 

“Eu posso carregar um caderno”! “Eu não posso carregar uma cama”! Estas foram algumas respostas que a turma compartilhou. Para enriquecer nossa experiência, foi solicitado que cada criança trouxesse um objeto leve e um pesado para que pudéssemos fazer a medida de comparação. Foi uma vivência rica e prazerosa compararmos as medidas de massa em cada objeto.

Primeiramente cada criança disse o que acreditava ser mais leve e mais pesado apenas olhando e analisando as características de cada objeto. Em seguida foram questionados se era possível medir apenas olhando! A resposta foi unanime: “Não!”. Logo, foram indagados de como poderíamos fazer para comparar as medidas de massa. Assim, responderam que era preciso segurar nas mãos e comparar o que era mais pesado e mais leve para conferir se estavam corretos em suas afirmações. Alguns se surpreenderam ao constatar que alguns objetos poderiam ser mais pesados que outros: uma pedra ser capaz de pesar mais que uma caixa de sabão em pó de 2Kl, por exemplo!

Começamos fazendo medidas de comprimento, agora de massa… E assim seguiremos fazendo nossas tantas descobertas sobre medidas de comparações!

Educadora: Janaina Rosa

Turmas: 1º ano manhã e tarde