FESTA DO CORPO DE DEUS ( CORPUS CHRISTI)

FESTA DO CORPO DE DEUS ( CORPUS CHRISTI)

A tradição da festa de Corpus Christi acompanhou os imigrantes, principalmente os portugueses, desde a época colonial. O enfeitar as ruas na data desta festa no Brasil, surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais, e em 1961, passou a fazer parte do calendário litúrgico religioso do Brasil.

Em Rio das Ostras, bem como a região dos lagos, tem um ingrediente tipicamente de cidades litorâneas que é o uso do sal, na confecção dos tapetes.  Em nossa cidade eles são preparados na Av. Amazonas e o Colégio Castelo, sempre está presente neste momento que vai além do desenho, da obra que surge com a participação de todos. É o envolvimento da comunidade castelo, pais, alunos, educadores, todos contribuindo a sua maneira e por fim se alcança o objetivo que é ter ajudado a enfeitar o caminho por onde passa Jesus na  hóstia consagrada.

A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.