Festa de Nossa Senhora Auxiliadora

Festa de Nossa Senhora Auxiliadora

Aconteceu no último 22 de maio, no Colégio Castelo de Rio das Ostras, a grande festa de Nossa Senhora Auxiliadora.

            Neste ano bicentenário de nascimento de Dom Bosco, toda a comunidade educativa  homenageou Nossa Senhora fazendo memória da presença de Maria Santíssima na vida de Dom Bosco. Para contar esta narrativa, muitas foram as apresentações preparadas pelos alunos. O Sonho dos Nove Anos configurou-se num lindo musical, grande marco da caminhada espiritual de Dom Bosco, a apresentação foi um dos momentos de grande emoção na festa.

            A presença de Nossa Senhora foi marcada em todas as cenas, em todas as músicas. Procurava-se retratar o auxílio da mãe, sua constante interseção na vida de Dom Bosco e o quanto Maria, a mãe Auxiliadora, foi  presença inquestionável e marcante na vida de nosso fundador. Indicava os caminhos a seguir, orientava os passos e apontava os desafios que São João Bosco enfrentaria. Foi o sinal tangível e real da presença de Deus na vida do Santo dos Jovens e da Congregação, que se  formava a partir de então. Ela é a “igreja mãe” da Família Salesiana.

            Celebrar Nossa Senhora Auxiliadora é celebrar Dom Bosco!    O sentimento popular descobre o admirável entendimento entre a Mãe que auxilia e o filho que aprende a acreditar em sua incondicional proteção. Maria Auxiliadora será, então, para sempre, a “Nossa Senhora de Dom Bosco”.

             Dom Bosco dizia humildemente: “Eu não sou o autor das grandes coisas que vocês veem; é o Senhor, é Maria Santíssima que se dignaram servir-se de um pobre padre. De meu não coloquei nada, Foi Ela quem tudo fez!

            A festa encerra essa ideia ao coroar Nossa Senhora Auxiliadora a rainha dos cristãos. Momento de maior emoção, os jovens do 3º Ano do Ensino Médio coroaram nossa Mãe e Mestra. Inspirados no tema “Com Maria, Como Dom Bosco a serviço dos Jovens” a comunidade celebrou com entusiasmo e espiritualidade esse dia de festa.