Experiência Luz e Sombra

Experiência Luz e Sombra

Os alunos da turma 402 (4º ano), orientados pela professora Renata Pelluzzo, participaram de uma atividade sobre luz e sombra. A aula ocorreu no pátio da escola. O relato do aluno Fabrício Henriques Correa, mostra bem como foi a aula:

         “Quando nossa turma foi fazer a experiência ‘Luz e Sombra’ do livro de Ciências, precisamos de um dia ensolarado para usar o pátio. Primeiro, tia Renata nos dividiu em duplas e conversou sobre as orientações que estavam no livro. Essa experiência se realizou com três testes e após cada momento tínhamos que responder a algumas perguntas para concluirmos a etapa.

O primeiro teste pedia para desenhar a sombra do colega no chão. Mas decidimos não fazer desta forma, pois o giz mancharia o chão e poderia não sair mais. Então resolvemos medir a sombra do amigo com passos. Estas medidas foram importantes para responder o teste número 3. As perguntas que respondemos foram: Você consegue saltar sobre a própria sombra? Você consegue apertar a mão de seu colega sem que as sombras de vocês se encontrem? Sua sombra se move ou fica parada quando você se move? Todas as duplas insistiram tentando saltar sobre a sombra, mas não conseguiram. Também no segundo teste ninguém conseguiu apertar a mão do colega sem que as sombras se encontrassem. No último teste conseguimos perceber que todas as vezes que nos movemos nossa sobra acompanha e se movimenta também.

Após os testes a tarefa de cada dupla foi produzir uma imagem com a sombra. Essa parte foi muito legal. Conseguimos fazer vários desenhos: corações, robôs, animais, estátuas, formas geométricas, brinquedos etc. Todos ficaram interessados naquilo que os colegas estavam fazendo e tentando fazer melhor.

Ao final da tarde retornamos ao pátio para completar o último teste e responder às perguntas O que mudou no tamanho ou formato da sua sombra? Como você explica as mudanças que ocorreram na sua sombra? Tivemos que ser rápidos, pois o sol já estava se pondo. Esta experiência foi muito interessante e a turma do 4º ano aprendeu muito e de maneira divertida.”