Encontro Inspetorial de Espiritualidade para Educadores Salesianos

Encontro Inspetorial de Espiritualidade para Educadores Salesianos

O Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo no dia 12 de setembro, participou do Encontro Inspetorial de Espiritualidade para Educadores Salesianos, com a presença de aproximadamente 130 participantes, que atuam nas 11 comunidades – escolas e obras sociais – que integram a Inspetoria Nossa Senhora da Penha.
O evento teve a assessoria do Professor Antonio Boeing, que refletiu o tema: “Espiritualidade do/a Educador/a Salesiano/a – Desafios e Possibilidades”, tomando como base os Atos do XXIII Capítulo Geral das FMA: “Alargai o olhar!”.
– O tema “espiritualidade” é muito importante na educação salesiana, pois é uma questão essencial para a formação integral do ser humano. O Sistema Preventivo de Dom Bosco insiste que é necessário trabalhar com seriedade essas três dimensões: na razão, nas relações afetivas e na espiritualidade. Colocar essa temática para os educadores é o caminho para avançarmos e sermos fieis ao Evangelho e à pedagogia salesiana – afirma o Professor.
Na parte da tarde, o público participou de oficinas que tiveram temas diretamente ligados a Dom Bosco: “Dom Bosco educador” (Cíntia Moreira de Castro, Assessora Pedagógica da Inspetoria Nossa Senhora da Penha); “Dom Bosco Comunicador” (Ir. Cláudia Pianes, Coordenadora Inspetorial do Serviço de Comunicação Social); “O sentido do pátio na pedagogia salesiana” (Junior Guzzo, Coordenador da Pastoral Escolar do INSG/Castelo); e “O amor educativo – relação do educador salesiano com o jovem” (Stevie Santos da Fonseca – Projeto Crescendo Juntos).
Para Cíntia Moreira de Castro, que conduziu uma das oficinas, o encontro foi uma oportunidade para reflexões e renovação do carisma salesiano.
– Vivemos um tempo em que muitos valores estão invertidos e com isso os educadores esbarram em dúvidas e angústias na sala de aula, nos processos educativos e pedagógicos. E esse encontro é um espaço para refletirmos sobre essa realidade e sobre a missão da atualidade, além de revitalizar em nós o carisma – conclui Cíntia.