Conhecendo a Seção Judiciária do Rio de Janeiro

Conhecendo a Seção Judiciária do Rio de Janeiro

O término do 2º trimestre foi marcado pela visita dos alunos do 3º ano do Ensino Médio a SJRJ. O programa “Conhecendo a Seção Judiciária do Rio de Janeiro” tem como objetivo apresentar os órgãos do Poder Judiciário e o papel dos magistrados.

                Dentre as muitas propostas para a visita, destaca-se a reflexão acerca do exercício da cidadania, o fornecimento de subsídios para possíveis escolhas acadêmicas e sobretudo, o reconhecimento das atribuições da Justiça Federal.

                A visita faz parte do projeto “De olho no Futuro” desenvolvido sob a coordenação da Orientadora Educacional/Psicopedagoga Josimária Cordeiro Coutinho que acompanhou a turma junto com a Professora Leila Sueli Xavier e assistente Andréia Mota Barcelos.

                 Os alunos participaram de palestras, ministradas pelo Dr. Edson Gonçalves (Diretor de Secretaria da Vara Federal de Macaé) e pela Dra. Angelina de Siqueira Costa (Juíza Federal) responsável também por incluir o grupo em uma audiência simulada, sob sua regência. Os alunos e professores receberam material gráfico sobre a legislação brasileira.

                 A visita despertou o interesse em alguns alunos pela profissão e opção de outros. Parabenizamos a equipe do SJRJ pela iniciativa.