Aula prática no Laboratório de Biologia

Aula prática no Laboratório de Biologia

A aula prática de Biologia para os alunos do 1º ano do Ensino Médio, ministrada pela professora Cauane Amaral, teve o objetivo de aproximar o conteúdo visto em sala com a realidade do aluno, através da observação de algumas espécies que compõe o Reino Protista, como a alga verde Ulva sp  e o protozoário Paramecium sp. A observação da alga foi feita na lupa eletrônica e a do protozoário ao microscópio com aumento de 10x e 40x.

Após as observações, foram feitos esquemas dos materiais analisados e como conclusão da  aula foram utilizadas as algas para que fossem feitos esxicatas das espécies estudadas.

TEMA: REINO PROTISTA

A complexidade da célula eucariótica de um protozoário é tão grande, que ela – sozinha – executa todas as funções que tecidos, órgãos e sistemas realizam em um ser pluricelular complexo. Locomoção, respiração, excreção, controle hídrico, reprodução e relacionamento com o ambiente, tudo é executado por uma única célula, que conta com algumas estruturas capazes de realizar alguns desses papéis específicos, como em um organismo pluricelular.

Segundo a classificação dos seres vivos em cinco reinos (Whittaker – 1969), um deles, o dos Protistas, agrupa organismos eucariontes, unicelulares, autótrofos e heterótrofos. Neste reino se colocam as algas inferiores: euglenófitas, pirrófitas (dinoflagelados) e crisófitas (diatomáceas), que são protistas autótrofos (fotossintetizantes). Os protozoários são protistas heterótrofos.