Alunos do 3º ano Fundamental confeccionam roupas com material reciclado

Alunos do 3º ano Fundamental confeccionam roupas com material reciclado

Neste mês, os alunos do terceiro ano estudaram no livro de Ciências Humanas e da Natureza, sobre o surgimento e a evolução das vestimentas – desde os primórdios até os dias atuais. Eles também aprenderam sobre a moda, que é criada pela sociedade conforme a história, a cultura, as normas sociais e, sobretudo, as preferências de cada um. Nesse contexto, as professoras sugeriram que a experiência se estendesse a uma atividade prática e solicitaram que os alunos criassem uma roupa, a partir de materiais reciclados.

“Decidimos colocar a mão na massa seguindo a Cultura Maker (em que qualquer pessoa consegue construir, consertar ou criar seus próprios objetos). Dividimos os alunos em grupos e cada criança exercia uma função diferente: o estilista (desenhou a peça), o modelista (serviu de modelo para a criação e elaborou os moldes) e todos, juntos, confeccionaram a roupa”, contou a professora Janaína Rosa, responsável pela turma 301.

Ainda segundo ela, foi importante atrelar o trabalho à questão da sustentabilidade – que é palavra de ordem nos dias atuais. “Não poderia ser ‘costura de verdade’, então aproveitamos a ideia do material reciclado. Eles pesquisaram e trouxeram imagens de roupas feitas a partir de reaproveitamento, tiramos algumas inspirações e em seguida, colocamos em prática”, relatou.

Na reta final das atividades, as turmas tiveram um bate-papo sobre a importância do trabalho em equipe, não só agora, mas também no futuro. “Todo o processo foi extremamente rico, e o final foi só diversão com um desfile das criações”, contou a professora Claudia Calado da turma 302.