Ensino Médio participa de Workshop sobre Oncologia

Ensino Médio participa de Workshop sobre Oncologia

Na sexta-feira que passou, dia 15, as turmas de Ensino Médio do Castelo participaram de um workshop sobre Câncer ministrado por alunos de Biomedicina da faculdade CNEC, e supervisionado pela professora responsável Eliane Gouvea. O objetivo foi trazer à tona mitos e verdades sobre a doença, para que por meio da informação os participantes adotem um estilo de vida mais saudável e consequentemente, preventivo.

De início houve um bate papo para esclarecer questões como: o que é o câncer, como ele começa, quais fatores podem ser responsáveis por desenvolvê-lo e como se comportam as células cancerosas. Houve espaço para que os alunos do Castelo tirassem dúvidas e compartilhassem experiências sobre o tema.

O segundo momento foi de prática. Dois alunos de cada turma foram selecionados para vivenciar a rotina de um laboratório de cultivo celular, bem como conhecer superficialmente algumas técnicas utilizadas. Os demais presentes assistiram a todo o processo.

A mensagem final foi de esperança. “Existe cura e o quanto antes diagnosticarmos a doença, maiores são as chances de sucesso. Mantenha seus exames em dia e fortaleça seu sistema imunológico por meio de hábitos saudáveis. O compromisso com a saúde vem em primeiro lugar”, finalizaram as palestrantes.