VIII Expo Profissões

VIII Expo Profissões

Colégio Castelo – INSGRO reúne profissionais de diversas áreas em evento sobre carreira profissional e mercado de trabalho

Foi realizada no dia 12 de julho a VIII Expo Profissões do Colégio Castelo – INSGRO de Rio das Ostras. As profissões mais valorizadas pelo mercado de trabalho, os desafios encontrados no início da carreira, reais dificuldades para encontrar um emprego e a crise econômica no país foram alguns dos temas abordados durante as palestras.

Escolher uma profissão na atualidade representa esboçar um projeto de vida, questionar valores, habilidades e aptidões. A intenção era que os estudantes do Ensino Médio estivessem em contato com os profissionais convidados, que procuraram responder aos questionamentos sobre as carreiras.

A Expo Profissões iniciou com um momento de oração e com as palavras de incentivo de Ir. Neuza Zampirolli, diretora do Colégio Castelo. Em seguida, a palestra da psicóloga Fátima Barbosa abordou o tema do relacionamento interpessoal e intrapessoal. Drª Fátima destacou a relevância do evento e completou “Eu acho esse tipo de evento muito importante para que o aluno conheça seu emocional, estas são questões que a escola não trabalha com frequência. Saber a diferença entre relacionamento inter e intrapessoal ajuda os alunos a crescer profissional e emocionalmente nesse momento de escolha.”

A escolha pela carreira de direito foi representada pela Drª Mônica Pires Maciel que destacou a necessidade de que se amplie o conhecimento acerca da carreira pretendida. “Muitas vezes os alunos escolhem a profissão, mas não dominam conhecimentos básicos sobre a carreira.” disse.

A Expo Profissões é uma inciativa da Orientação Educacional do Colégio Castelo, sob a coordenação da Psicopedagoga Josimária Coutinho, que em parceria com a coordenação pedagógica, procurou em sua 8ª edição, firmar parcerias com diversas universidades da região. A presença do Senac e do Sebrae também contribuiu para esclarecimentos sobre empreendedorismo, tema que ganhou, nos últimos anos, destaque no mercado de trabalho.

O aluno do 2º ano Roni Aryson apontou a relevância da feira para a escolha da carreira e concluiu: “Foi um momento muito importante e necessário, porque muitas vezes ainda não sabemos o que queremos. Ajudou muito. Foi muito inspirador.”