Robótica na Educação Infantil: alunos conhecem o Cubetto

Robótica na Educação Infantil: alunos conhecem o Cubetto

Neste mês as crianças da Educação Infantil conheceram um amigo surpresa: O Cubetto. Trata-se um brinquedo de programação, inspirado no método Montessori, para crianças de 3 a 6 anos. O robozinho de madeira é movido por uma linguagem de programação tateável e dispensa a necessidade de telas ou alfabetização.

Aline Pinto, uma das autoras da coleção Girolhar, em um vídeo recente publicado na web, explica que o Cubetto é muito diferente de tudo o que temos hoje no quesito robótica e tecnologia para crianças. “É um trabalho que preza o brincar e a autonomia. A criança pode sentar no chão e criar a brincadeira, sempre em um contexto muito lúdico”, pontuou.

Além disso, o robô apresenta uma série de outras vantagens como a versatilidade em aplicações interdisciplinares, o incentivo ao pensamento criativo e também o desenvolvimento de conhecimentos das áreas de STEAM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Para a coordenadora da Educação Infantil Chana Carelli, a Robótica vem permear novos rumos no campo da Educação. “Na crescente era de globalização em que vivemos economia e sociedade se digitalizaram. Quando falamos a respeito das crianças dessa geração, o processo é ainda mais precoce, já que nascem e em pouco tempo são nativas digitais. Nesse cenário, a Robótica Educacional é um campo em expansão e ficamos muito felizes em apresentar esta novidade aos alunos. O novo material didático e as constantes atualizações no método de ensino tem um único propósito: proporcionar o que há de melhor em termos de formação para nossos educandos”, finalizou ela.