Proposta de produção textual

Proposta de produção textual

Proposta de produção textual da turma 2001

 

Questionamento: Até que ponto as agressões verbais ou físicas impedem as pessoas de se perceberem como pessoas?

 dsc00674_ok

 

As mazelas da agressão

 

A agressão física e verbal faz a pessoa se sentir reprimido e inferior, gerando danos ao indivíduo, principalmente para o psicológico.  Esses danos podem se transformar em traumas, que se não forem tratados, possivelmente serão levados ao longo de uma vida. Prejudicando âmbitos da rotina, como trabalhos e conveniência social. As consequências de uma agressão são devastadoras, levando à depressão; isolamento; desejo de vingar-se do agressor e até em muitos casos ao suicídio.

Geralmente esse problema ocorre nas escolas, de aluno para aluno, o bullying é um assunto polêmico que só recentemente ganhou destaque, debates sobre o tema e o holofote da mídia evidenciaram esse tipo de agressão que sempre foi comum entre os jovens. Nessa fase a aparência é altamente valorizada, e quem não se encaixa aos padrões é menosprezado e sofre agressões.

O agressor em alguns casos tem um histórico de violência familiar, outro tipo de agressão frequente. Quando os responsáveis usam a força para educar ou diminuir as crianças por meio de palavras exageradamente ríspidas, tornam os filhos igualmente violentos ou frágeis para enfrentar a vida adulta. Sendo que os pais agressores no passado também podem ter sofrido repressão. A solução é uma criação com consciência e conversa, os pais têm que buscar se envolver nos acontecimentos da vida de seus filhos e preparar os jovens para serem adultos éticos.

 

Juliana S. Braga – turma 2001

Redação – Professora Nelly Menezes

Agressão como consequência

 

Famílias desestruturadas, pais que agridem algum parente, mãe ou os próprios filhos, convivência com pessoas brutas, diversão em jogos violentos, entre outros, são razões comumente encontradas em pessoas que agridem tanto verbalmente, como fisicamente. Violência é um tema tão atual que é estudado e merece atenção especial, pois, geralmente, o agressor não é o culpado.

Pessoas que sofrem qualquer tipo de agressão são afetadas profundamente, no que implica desde o modo de falar e de agir, os jeitos da mesma, até depressão, desanimo de viver e a vergonha de si própria.

Alguns defendem que as consequências e as “marcas” de agressões verbais ou físicas perduram em toda a sua vida, principalmente as verbais, afinal, hematomas cicatrizam-se, já as palavras ficam no seu interior, forçando a pessoa a se autoexcluir da sociedade.

Não é agressão em si que faz a pessoa tornar-se bruta ou violenta, mas ela como cidadã vivendo em um meio inadequado, sem carinho e afeto. Se a família e o ambiente escolar fossem valorizados ao máximo, não só agressões, mas também roubos, assassinatos e violência seriam ações pouco retratadas como principais notícias em jornais e noticiários.

Karina Maria Lisboa Rubin – turma 2001

Redação – Professora Nelly Menezes