Monumentos Rochosos / Costa Azul

Monumentos Rochosos / Costa Azul

No dia 04/05, os alunos das turmas do 1º Ano do Ensino Médio tiveram uma aula de campo no bairro de Costa Azul. Essa aula teve como objetivo explorar o potencial educativo do Monumento Natural dos Costões Rochosos para a disciplina de Geografia. Após a visita, os alunos continuaram o estudo em sala de aula realizando um relatório sobre o assunto estudado durante a visitação.

O professor Juliano Soares Jorge  optou por essa estratégia porque, segundo ele, o trabalho de campo é um instrumento didático utilizado com a intenção de associar teoria e prática, onde os alunos possam ser parte do processo de percepção e análise dos fenômenos que foram propostos para o estudo.

Conteúdos trabalhados

  • Biomas Brasileiros: destaque para a formação de Restingas;
  • Geologia e pedologia da região.

Monumento Natural dos Costões Rochosos

O Monumento Natural dos Costões Rochosos é uma extensa faixa de rochas compreendida entre a Praia da Joana e a Praça da Baleia. Foi transformada em reserva ecológica pela prefeitura e possui grande riqueza de fauna e flora.

Os costões rochosos de Rio das Ostras são monumentos naturais espetaculares. Mostram uma história geológica de mais de dois bilhões de anos. Essa história emocionante está escrita nas rochas, minerais e no solo, registros da evolução geológica desta área.