Equipe Pedagógica promove palestras sobre o Novo Ensino Médio

Equipe Pedagógica promove palestras sobre o Novo Ensino Médio

Ao longo deste mês de outubro, a equipe técnico-pedagógica do Castelo vem promovendo palestras para as turmas do 9º ano (Ensino Fundamental II), com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre as mudanças que ocorrerão na grade curricular de 2022, a partir do Novo Ensino Médio. Dentre as adaptações mais importantes, destacamos o aumento na carga horária total (de 2.400 para 3.000 horas). Além disso, o formato das disciplinas individuais sofrerá mudanças com a chegada dos “itinerários formativos” trazendo mais flexibilidade ao aluno. “No modelo antigo do Ensino Médio, estudavam-se os mesmos componentes curriculares ao longo de toda a etapa de ensino. Com a nova proposta, deve-se cumprir um currículo mínimo englobando todas as áreas (Formação Geral Básica) e a outra parte será composta pelos Itinerários Formativos Comuns (obrigatórios) e Eletivos (atendendo a escolha e aptidões do aluno)”, explicou a coordenadora do Ensino Médio, Lúbia Cavalcanti. Outra novidade é o Projeto de Vida. Neste componente transversal, o jovem receberá apoio e orientação para compreender seu contexto e realizar as melhores escolhas de acordo com o que deseja para o futuro, na busca de sua plenitude. Existem ainda muitos detalhes acerca das mudanças para o próximo ano, que estão sendo transmitidos gradativamente para as turmas de nonos anos, tendo em vista que o Novo Ensino Médio iniciará em 2022 apenas com a 1ª série do Ensino Médio. O Novo ENEM será implementado apenas em 2024. Sendo assim, o Novo Ensino Médio na Rede Salesiana será introduzido gradativamente em 2022 apenas para a 1ª série, que realizará o Novo ENEM em 2024. As turmas de 2ª e 3ª séries de 2022 permanecerão no modelo curricular atual. A equipe técnico-pedagógica está à frente da implementação de todas as mudanças previstas em lei, seguindo as orientações da Rede Salesiana e da ANEC. Se desejar, solicite um agendamento para sanar dúvidas em nossos canais de comunicação.