Educação Infantil do Castelo ganha novos horizontes em 2019

Educação Infantil do Castelo ganha novos horizontes em 2019

O segmento da Educação Infantil no Castelo vem passando por um processo de transição nos últimos anos, tanto em termos estruturais quanto pedagógicos. Em 2018, houve a mudança das instalações que foram transferidas do antigo Castelinho para o prédio do Castelo IV, possibilitando um maior conforto e infraestrutura para os pequenos. Já em 2019 a Rede Salesiana Brasil anunciou um novo material didático inspirado em Reggio Emilia – considerada desde 1990 a melhor educação infantil do mundo.

Essa nova diretriz traz uma abordagem centrada no aluno e busca o desenvolvimento de todas as suas potencialidades. Segundo a Ir. Adair Sberga, Diretora Executiva da RSB-Escolas, o objetivo não é reproduzir um conteúdo como se fazia antigamente, mas desenvolver todas as particularidades da criança e a partir desta centralidade se construir um novo fazer pedagógico. “A intenção é que o aluno se torne cada vez mais autônomo. Se isso começar já na Educação Infantil, teremos crianças muito mais propositivas, atuantes, socializadoras e construtivas”, disse ela.

Objetivando que as escolas trabalhem o novo material com propriedade, a Rede Salesiana vem investindo em formações. No início deste ano, Aline Pinto – uma das autoras da Coleção Girolhar – viajou pelo Brasil apresentando o material e suas nuances. Recentemente, houve o II Congresso Salesiano de Educação Infantil, com foco nas inovações, perspectivas e desafios desta etapa de ensino. As professoras italianas de Reggio Emilia Paola Strozzi e Marina Castagnetti vieram ao Brasil especialmente para a ocasião.

Disponibilizamos em nosso site, na aba (Ensino – Educação Infantil), diversos vídeos sobre esta nova abordagem. Você pode assisti-los clicando no link a seguir: https://www.insgro.org.br/ensino/educacao-infantil/.

Para finalizar, completamos seis meses da instauração desta nova concepção de ensino. Que tal conferir as experiências dos nossos pequenos neste período?