Alunos do 9º ano assistem apresentação da Cruz Vermelha sobre Primeiros Socorros

Alunos do 9º ano assistem apresentação da Cruz Vermelha sobre Primeiros Socorros

No dia 21 deste mês, a turma de 9º ano do Ensino Fundamental recebeu a visita de dois representantes da Cruz Vermelha, que apresentaram as noções básicas sobre Primeiros Socorros. Foram compartilhadas orientações iniciais para ação em uma situação de emergência e, além disso, algumas práticas para reanimação.

O “mini treinamento” aconteceu dentro da disciplina de Educação Física. Segundo o professor responsável Márvio Chedid, esta preparação para possíveis acidentes é uma ferramenta que pode salvar vidas. “Qualquer um pode, em determinado momento, se deparar com uma situação emergencial. Seja no trabalho, no meio familiar, escolar, na rua, enfim. A partir dessas orientações, podemos fazer a diferença prestando socorro no tempo certo”. Ainda segundo ele, essa introdução às ações de Primeiros Socorros, já é uma tradição a partir do 9º ano, e o objetivo é ampliar para novas séries também.

E você, se interessou sobre Primeiros Socorros? Confira os dez mandamentos do socorrista:

 

1. Manter a calma.
2.Ter em mente a seguinte ordem quando prestar socorro: eu (o socorrista) — minha equipe — vítima.
3. Checar se há riscos no local de socorro.
4. Conservar o bom senso.
5. Manter o espírito de liderança.
6. Distribuir tarefas.
7. Evitar atitudes impensadas.
8. Havendo muitas vítimas, dar preferência àquelas com maior risco de vida (sofrendo de parada cárdio-respiratória ou sangramento excessivo, por exemplo).
9. Agir como socorrista, não como herói.
10. Pedir auxílio, especialmente do Corpo de Bombeiros local.