Nossa Proposta

Nossa Proposta

A escola vive um momento crítico de identidade visto que se insere em uma sociedade na qual a informação parece ser a principal moeda. De fato é inquestionável o valor da informação. Mas, ela só adquire importância na escola se for usada para alcançar o conhecimento. A proposta pedagógica assume esta concepção e tem como princípios norteadores, o que preconiza no marco referencial do Projeto Pedagógico da Rede Salesiana de Escolas. Como base para o desdobramento desta proposta tem se:  

  •  O Marco Situacional que tem como objetivo principal construir um projeto de escola centrado nas relações entre as pessoas comprometidas com a transformação da realidade visando à contínua e indispensável formação de uma comunidade educativa: é este o desafio que o legado pedagógico de Dom Bosco (1815-1888) e de Madre Mazzarello (1837-1881), fundadores da família Salesiana, coloca para a Rede Salesiana de Escola.
  •  O Marco Doutrinal onde a educação salesiana esta a serviço da educação integral da pessoa. Sua missão é fornecer razões de vida e de esperança as novas gerações, mediante um saber e uma cultura elaborados criticamente, com base na concepção da pessoa e da vida inspiradas nos valores evangélicos.
  •  O Marco Operativo: O projeto e os recursos pedagógicos produzidos e utilizados pela RSE não constituem um fim em si mesmos. Tendo em conta porém, sua relevância para o processo educativo é assumida com toda seriedade possível, sob a ótica de um caminho em permanente construção.

Assim, conhecer torna-se o ato cognitivo de compreender para transformar a si e ao mundo, estabelecendo relações entre os diversos significados. No estabelecer destas relações, a função da escola se amplia, passa a ensinar para conhecer, formar para compreender, desenvolvendo o pensar para que as crianças e jovens saibam lidar com a liberdade de construir sua própria história, ultrapassando o senso comum para posicionar-se. Desta forma, estarão preparados para escolher, decidir, projetar, agir e criar, porque conhecem.